Prodac
Prêmio

O novo Terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, empreendimento sob concessão do Grupo BH-Airport, teve suas instalações de ar condicionado e ventilação mecânica, efetuadas pela empresa PRO DAC AR CONDICIONADO LTDA. As instalações de ar condicionado dotaram o novo Terminal de Passageiros e seus ambientes agregados, com condições de conforto, que permitem o desenvolvimento das atividades aeroportuárias em condicções adequadas, através do controle e manutenção da temperatura, renovação e circulação do ar.

O sistma possui uma entral geradora de frio, composta por 4 (quatro) chiller´s à água, do tipo parafuso, que possibilitam uma capacidade geradora de até 1260 TR. Conta ainda com 2 (dois) tanques de termo acumulação, com capacidade de armazenamento de 2195TR/h, cada um.

Sua carga armazenada é principalmente utilizada para atender ao terminal nos horários de pico, visando a redução da demanda de energia contratada. Os ambientes atendidos pelo sistema de ar condicionado compreendem: saguão de embarque e desembarque, sanitários, alfandega, concessões, salas técnicas, etc… Todos os sistemas de insuflamentos e ar, possuem filtragem dupla, são utilizados filtros G4 e finos F5. Nos saguões de embarque e de desembarque, formam instalados condicionadores do tipo modular , com damper´s automáticos para o controle entálpico, os motores dos ventiladores são acionados com inversores de frequência para melhor controle de rotação. Nas áreas com forro vazado, foram utilizados sistemas com caixas de volume de ar varíavel, para as demais áreas a solução aplicada foi a utilização de dutos girovais com difusores de longo alcance, do tipo jetnozzle.

A instalação de HVACR é supervisionada por controladores digitais, integrados à rede BMS do aeroporto.